Escolhendo Móveis de Madeira Maciça

Como escolher um Móvel de Madeira Maciça?

Um móvel de madeira torna o ambiente acolhedor, seja pela textura, pelo toque, pelas possibilidades de cores ou por trazer a natureza para perto.

Ao planejarmos a nossa casa e, em especial, a nossa decoração, devemos ter em mente o que esperamos desse novo espaço e, principalmente, que sensações queremos experimentar ali.

Assim sendo, escolher a madeira maciça natural, dentre os diversos materiais, significa trazer a natureza para dentro de casa. Desta forma, o móvel que expõe os contornos, os veios, as marcas do tempo e os nós da madeira, valida a escolha e a celebração da natureza, em detrimento do consumo industrial.

Bancada em Madeira Maciça, em Cozinha Gourmet.


Além de tudo: Sustentabilidade

Essa é uma ótima forma de preservar as florestas, fazer com que as pessoas percebam o seu valor e aumentar o nível de consciência ambiental. A partir daí, podemos conhecer mais sobre a madeira, o local de origem, os meios de extração, consequentemente, sobre o nosso país e a nossa cultura. 

É por isso que nós da Galpão 5 escolhemos nossos parceiros com base no nível de consciência e comprometimento com a natureza.

A madeira maciça que usamos em nosso mobiliário é originária do sul da Bahia, portanto da Mata Atlântica. Logo, é uma madeira de matas de cacau, conhecida como cabruca – denominação típica regional do ecossistema utilizado para o plantio em matas nativas -. Nesses locais somente a vegetação herbácea é retirada, uma vez que as grandes árvores e a biodiversidade são preservadas. Essas árvores são responsáveis pelo sombreamento do cacaueiro e apenas quando mortas servirão de matéria-prima para os móveis. Posteriormente, o seu manejo é controlado e identificado.

É esse manejo que nos traz o nosso maior valor: a Sustentabilidade.

Ainda, a madeira é trabalhada no seu estado natural, com o acabamento em cera de carnaúba ou cera de abelha.

A escolha do Móvel

Ao entendermos e nos conectarmos com a natureza e a madeira, propriamente, com toda a sua exuberância, partimos para o tipo de móvel que você sonha e quer para a sua casa. Vamos escolher juntos a peça que irá participar da sua vida e atender aos seus desejos.

Para organizar o nosso trabalho e falarmos a mesma língua, compartilhamos o nosso pensamento.

O móvel pode ser:

01.

Orgânico.

O desenho e formato da própria árvore define esse tipo de mobiliário. Muitas vezes essas peças são feitas a partir de árvores que, mesmo envelhecidas, não perderam suas qualidades. Ao contrário, elas preservam o cerne, a parte mais resistente e bela da madeira. São únicos, como cada um de nós. Ao chegarem do campo, passam por um processo de secagem e limpeza, além dos vários tipos de cortes e lixas que criam o molde final.
01.
02.

Seriado.

São peças feitas em série, a partir de projetos de arquitetos e designers. Dessa forma, o tronco da madeira, após desfiado, servirá de matéria-prima. O móvel seriado pode ser utilizado em áreas internas ou externas, por ser uma madeira de lei.
02.
03.

Escultura.

São obras de arte esculpidas pela própria natureza, com o mínimo de intervenção humana possível. Normalmente, são raízes, caules, cipós ou galhos que depois de um tratamento minucioso revelam formas surpreendentes e marcantes. Assim  são feitas bandejas, porta-copos, cinzeiros, entre outros.  Aqui, galhos, troncos e raízes descartados naturalmente pela natureza transformam-se em belíssimas peças.
03.

Recommended Posts

Nenhum comentário ainda. Mostre a sua voz!


Adicionar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *